5x Odair!

Published On 14/02/2018 | Jogos Históricos
Por Ronaldo Silva,
São Paulo, 14/02/2018

Com amplo favoritismo, o Santos defendia a liderança do torneio (empatado ao lado do São Paulo) em pleno Alçapão da Vila Belmiro contra um Comercial, sem maiores preocupações com a classificação, um time voluntarioso disposto a roubar pontos nessa partida da penúltima rodada do primeiro turno.
O único desfalque da equipe comandada por Osvaldo Brandão seria o centromédio paraguaio Telesca suspenso pelo tribunal da FPF, sendo substituído por Pascoal. O time santista estava com 100% de aproveitamento em jogos na Vila Belmiro durante o torneio, apresentando um ótimo rendimento nessas partidas.

O JOGO
A partida iniciou repleta de alternativas entre as equipes, não tardou para a equipe da Capital inaugurar o marcador, aos 2 minutos, num rápido ataque Nilo recebe no flanco direito e enfrentado por Antoninho, consegue efetuar um cruzamento que passa por diversos atletas e encontra Moreira que cabeceia no canto direito de Robertinho. O time santista não se abate com o revés, aos 5 minutos, através de Antoninho com enorme classe faz belo lançamento para Odair, marcado de perto por Shangai, consegue finalizar com precisão e empatar a partida.
O alvinegro seguiu pressionando o adversário, numa trama realizada por Pascoal que encontra o centroavante Paulo, marcado por dois zagueiros do Comercial, consegue fazer o toque para Odair livre finalizar de cabeça estabelecer a virada santista, com muitas reclamações dos comercialinos que alegam toque de mão de Paulo na jogada. Porém antes do término desta etapa marcada pelo equilíbrio, o “Benjamin” consegue novamente igualar o marcador, Nilo efetua um cruzamento desde o lado direito que fora interceptado por Nenê, este atrasa ao goleiro Robertinho mas erra o passe e Moreira de forma oportunista se antecipa e estufa as redes.
SEGUNDO TEMPO
O Santos retornou desligado após ao intervalo, sendo surpreendido pelo Comercial. Numa bela escapada pela direita o rápido ponteiro Nilo passa por Expedito e cruza rasteiro, Moreira desvia a bola e Nenê na gana de interceptar a jogada acaba jogando a bola contra a meta de Robertinho. Com energia e decisão, o time santista buscou a reação na partida. Aos 16 minutos, Pascoal desde o centro do gramado executa um passe longo para Odair no canto direito da área que finaliza com precisão que vence o goleiro Jura acossado pelo centroavante Paulo.
Com o empate em 3 a 3, o Santos segue encurralando o adversário fortemente acuado no campo de defesa. A nova virada santista viria numa jogada iniciada pelo ponteiro Pinhegas que num ótimo cruzamento pelo lado esquerdo encontra Odair que salta além dos zagueiros adversários e cabeceia no canto esquerdo do arqueiro do Comercial que ainda toca com a ponta dos dedos e vê a bola entrar mansamente em sua meta. Numa grande atuação do avante alvinegro, caberia a Odair a oportunidade de marcar seu 5º gol na partida em outra jogada iniciada por Pascoal, mesmo marcado por Carvalho consegue se desvencilhar do marcador e cabeçear para explosão de alegria o público presente na Vila.

O 4º gol de Odair na partida! (Foto/Arquivo)

Até o final do encontro, o Santos segue desperdiçando oportunidades de ampliar o marcador. Aos 44, o Comercial desconta novamente numa bela escapada de Mário, que vence Artigas, toca a Moreira num claro impedimento não assinalado e finaliza sem chances à Robertinho. Números finais na Vila Belmiro, para um jogo repleto de emoções, viradas e uma contagem surpreendente.
O Santos teve pela frente um adversário brioso e valente, mas mereceu a vitória e como consequência a manutenção da liderança. Magnífica atuação desenvolveu o oportunista Odair, com uma grande campanha durante o campeonato, já havia ajudado a equipe na conquista de diversos pontos com variedade de recursos e atuando em diversas funções ofensivas. Saiu do gramado sob calorosos aplausos, o artilheiro da tarde com 5 gols de cabeça que definitivamente lhe alçaram a alcunha de “Menino de Ouro” da Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA:
29/08/1948 – Santos 5 x 4 Comercial
Gols: Moreira aos 2min e 42min, Odair aos 5min e 15min do primeiro tempo; Nenê (contra) aos 2min, Odair aos 22min, 24min e 26min, Moreira aos 44min do segundo tempo
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Competição: Campeonato Paulista
Árbitro: Vicente de Paula Luz
Renda: Cr$ 31.893,40
Público: 3.600 (estimado)
SFC: Robertinho; Artigas (c) e Expedito; Nenê, Pascoal e Alfredo Ramos; Alemãozinho, Antoninho, Paulo, Odair e Pinhegas. Técnico: Osvaldo Brandão
CFC: Jura; Carvalho e Sarvas; Vácaro, Shangai e Artur; Silas, Mário, Romeuzinho, Chuna e Moreira.

Fontes e Referências:
Almanaque do Santos FC;
Jornal “O Estado de São Paulo”;
Jornal “Folha de São Paulo”
Jornal “Mundo Esportivo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *