A ingressão no Campeonato Paulista

Published On 18/01/2017 | Campeonato Paulista, Memória Santista
Por Gabriel Santana
Santos, 18/01/2017
Atualizado, 03/02/2017

Fundado em 1912, o time santista participou pela 1ª vez do Campeonato Paulista em 1913, um ano após sua fundação.
Na cidade de Santos, as equipes do Club Atlético Internacional e do Sport Club Americano, já haviam representando a cidade litorânea na Liga Paulista, porém, uma das equipes havia falido, e a outra, mudado sua sede para São Paulo.

PRESTÍGIO
O CA Internacional havia sido fundado em 1902, sendo o 1º clube de futebol da história da cidade de Santos. Já o SC Americano, foi fundado no ano seguinte, em 1903.
Na época, para novos clubes ingressarem no Campeonato Paulista, era realizado uma seletiva. As primeira tentativa de uma equipe santista de participar do Estadual, ocorreu em 1904, quando o CA Internacional perdeu a seletiva para a Associação Atlética das Palmeiras, e não conseguiu a vaga. Em 1906, novamente o clube de Santos perde para a AA Palmeiras, e teve seu planejamento adiado.
Em 1907, com as saídas da AA Palmeiras e da AA Mackenzie College, os dois clubes santistas ingressam pela 1ª vez na Liga Paulista. O SC Americano, logo em sua primeira participação, sagrou-se vice-campeão paulista, enquanto o CA Internacional ficou apenas na 6ª colocação.
Nos anos posteriores, o SC Americano alcançou mais três vices-campeonatos. Frustados, parte dos dirigentes do clube resolvem mudar a sede do SC Americano para São Paulo. Na concepção deles, ficariam mais próximos de alcançar o título. E se estavam certos ou não, não podemos afirmar, porém, em 1912 e 1913, o SC Americano sagrou-se Bicampeão Paulista invicto. Anos mais tarde, em 1916, o clube encerrou suas atividades.
Já o CA Internacional, não repetiu as boas colocações do SC Americano, e se extinguiu em 1910.
Em 1913, devido a uma cisão entre os clubes, foi criada a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). A AA das Palmeiras, o Mackenzie e o Paulistano, abandonaram a Liga Paulista, e disputaram um campeonato em paralelo.
Restando ainda algumas vagas para preencher o seu Campeonato, Santos e Corinthians foram convidados para ingressar na Liga Paulista. O Corinthians, já com três anos de existência, passou por uma seletiva antes de ter sua vaga confirmada no Campeonato Paulista. Passou por uma espécia de pré-2ª divisão, onde o venceu e eliminou o Minas Gerais FC e o São Paulo.
Já o Santos, por influência dos dirigentes do SC Americano, não precisou passar por nenhuma seletiva, e ingressou direto na competição. O clube santista SC Americano já possuía grande prestígio entre os clubes do estado, e os dirigentes da capital viram com “bons olhos” a participação de mais um clube da cidade de Santos.
E foi no dia 1 de junho de 1913, que o Santos realizou sua 1ª partida pelo Campeonato Paulista.

Fontes e Referências:
Centro de Memória e Estatística do Santos FC;
O Caminho da Bola, de Rubens Ribeiro;

Comments are closed.