A origem do bairro Vila Belmiro

Published On 26/08/2016 | A história do clube, Vila Belmiro
Por Gabriel Santana
Santos, 26/08/2016

No dia 21 de dezembro de 1915, o eixo de habitação compreendido entre a Rua Manuel Galeão Carvalhal e a Avenida Carvalho de Mendonça, junto à Avenida Bernardino de Campos, foi nomeada como “Vila Belmiro”, em homenagem ao ex-prefeito da cidade de Santos, Belmiro Ribeiro, que se destacou na vida econômica e social do município.
Anteriormente, o loteamento das ruas eram conhecidas por “Vila Operária”, justamente por ser habitada por trabalhadores.
Belmiro Ribeiro de Morais e Silva doou ao município santista diversos terrenos, entre eles, os terrenos da Vila Operária.
Quando o estádio santista foi fundada, em 1916, a nova nomenclatura “Vila Belmiro”, não tinha completado ainda um ano de existência, e nos primeiros anos, o estádio era chamado de “Campo do Santos” ou “Praça de Esportes do Santos”. Ao passar dos anos, o nome do bairro virou também o apelido do estádio.
No ano de 1933, após o falecimento de Urbano Caldeira, o “Campo do Santos” passa a se chamar oficialmente Estádio Urbano Caldeira, em homenagem ao maior abnegado santista.
DIMENSÃO HISTÓRICA
As ruas ao entorno do Estádio Urbano Caldeira, são denominadas com nomes de figuras históricas para o Brasil:
Do lado do portão principal: Rua Tiradentes.
Do lado do Memorial das Conquistas: Rua Princesa Isabel.
Do lado do vestiário do time visitante: Rua José de Alencar.
Do lado frontal às cadeiras sociais: Rua Dom Pedro I.
Na época da construção do estádio, as Ruas Princesa Isabel e José de Alencar, eram chamadas respectivamente: Rua da Abolição e Rua Guarani.
E devido a todos os aspectos apresentados, hoje em dia, mesmo tendo o nome oficial de Urbano Caldeira, o estádio santista é mais conhecido por Vila Belmiro, que ao passar dos anos, foi intitulada de “Alçapão da Vila” e a “Vila mais famosa do mundo”.

Fontes e Referências:
Centro de Memória e Estatísticas do Santos;
http://www.novomilenio.inf.br/;

Álbum de Ouro do Santos FC;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *