A primeira conquista do Torneio Rio-São Paulo!

Published On 17/05/2016 | A História das conquistas
Por Kadw Gommes 
Santos, 23/06/2015
Atualizado, 17/05/2016

A extensão da base e espinha dorsal do quadro Bicampeão Paulista (1955/56) manteve-se até o ano de 1959, com novos jogadores que se integraram ao elenco vencedor. O SFC conseguiu no Torneio Rio-São Paulo daquele ano, mostrar um grande futebol sob apresentações fantásticas, principalmente de seus atacantes, formando uma linha de frente histórica. A campanha foi magnifica (disputado por pontos corridos em turno único), obtendo em 09 jogos, 06 vitórias, um empate e duas derrotas e, terminando, como o melhor ataque do torneio com 24 gols. Com isso, conquistou o primeiro Torneio Rio-SP de sua história e trouxe de volta a honraria da competição interestadual na época supervalorizada ao futebol paulista, depois de dois anos de hegemonia carioca.
A estreia no certame interestadual ocorreu em 09 de abril, contra o Botafogo/RJ de Garrincha e Didi, que era uma das bases da Seleção Brasileira campeã mundial em 1958. Numa partida bastante movimentada, o SFC conseguiu uma expressiva vitória de 4 a 2 contra o time da estrela solitária, com dois gols de Pagão, um de Pelé e outro de Dorval. Com a vitória, depois do jogo, o Peixe recebeu a Taça João Citro. Na partida seguinte outro carioca pela frente, dessa vez o Flamengo de Dida e Dequinha. Aconteceu um minuto de silêncio antes de começar a partida. Era um protesto dos atletas brasileiros contra o regime racista da África do Sul que aplicava o aparthaid. Depois de estar perdendo em duas oportunidades e ter dificuldades ao longo do jogo, o SFC conseguiu a virada no finalzinho do segundo tempo, vencendo por 3 a 2 a equipe do Flamengo. Na decorrência dos compromissos, o SFC tinha outra carioca pela frente para variar, dessa vez o Alvinegro não obteve êxito, mais o empate contra o quadro do Fluminense (que seria Campeão Carioca em naquele ano) não foi considerado um resultado ruim. Até porque logo na sequencia o Peixe voltou a vencer, dessa vez a Portuguesa por 2 a 0 com dois gols de Coutinho.
1959 - Rio-São Paulo

Coutinho foi o grande destaque do Título de 1959!

O Torneio Rio-São Paulo (chamado também de Torneio Roberto Gomes Pedrosa na época) buscava reunir os clubes com as melhores rendas e os melhores colocados nos campeonatos estaduais e era tido, como a competição mais importante do futebol nacional, que tinha o propósito de indicar o melhor time do eixo RJ-SP. Depois de ter enfrentado 3 equipes cariocas nas quatro primeiras rodadas, o SFC que encabeçava as primeiras colocações, agora teria compromisso difíceis contra seus rivais paulistas. O primeiro embate do Peixe foi contra o forte São Paulo de Canhoteiro, que depois de estar perdendo virou o jogo, mais com uma grande reviravolta numa partida com muitos gols, o Santos obteve a brava vitória por 4 a 3 frente ao tricolor. No encontro decorrente, o Corinthians era o adversário, e novamente de virada (dessa vez por 3 a 2) o SFC obteve a vitória frente ao clube de parque São Jorge, os gols foram marcados por Jair Rosa Pinto, Pepe e Pelé. A invencibilidade santista foi quebrada no encontro seguinte, diante da pedra no sapato Palmeiras. Outra derrota na sequencia diante do América colocou categoricamente o Santos numa decisão de campeonato, contra o excelente quadro do Vasco da Gama na última rodada.
Apesar do Torneio Rio-São Paulo ter sido disputado em pontos corridos em turno único, podemos considerar o jogo entre Santos x Vasco pela última rodada, como uma autentica final. Pois estavam em campo os dois principais aspirantes ao título e o vitorioso conquistaria a honraria máxima da competição. Na decisiva partida entre paulistas e cariocas, que ocorreu dia 17 de maior daquele ano, no estádio do Pacaembu/SP, o Santos que era uma verdadeira máquina, postulando nos anos de 1950 uma das bases da seleção (treinado pelo técnico Lula) entrou a campo com Laércio; Ramiro, Getúlio e Mourão; Álvaro e Zito (Fioti); Dorval, Jair Rosa Pinto, Coutinho (com apenas 15 anos), Pelé e Pepe.  O quadro de Vila Belmiro acabou obtendo mais uma grande apresentação,  vencendo com impeto pelo placar de 3 a 0  o Esquadrão do Vasco da Gama que era até então o atual campeão Carioca e do RJ-SP (contava com craques como Barbosa, Sabará, Dr Rubens e outras cobras do futebol). A partida entres dois grandes times do futebol brasileiro não faltou emoção, em todo o seu transcurso não faltou disposição por parte dos jogadores, mais sempre com mais impeto do time santista que colocava o veterano Barbosa para trabalhar bastante. Logo no inicio da partida, aos 4 min, Coutinho numa cabeçada fulminante abriu as contas estufando as redes vascaínas. Depois, no finalzinho da primeira etapa, aos 42 min, Coutinho novamente marca, aumentando a vantagem. Na segunda etapa, o Santos ainda marcou mais um tento, aos 14 min, Pelé recebeu livre e tocou no canto de Barbosa para fechar, Santos 3 x 0 Vasco. Muita festa na primeira conquista do Torneio Rio-SP do Santos Futebol Clube.

One Response to A primeira conquista do Torneio Rio-São Paulo!

  1. Renato Lira says:

    Como fala na narração do vídeo do jogo, decisão de cobras do futebol!! E o Vasco em??? Velho fregues! Títulos de 1959, 1965, 1968 e 2004. Gol MIL do Pelé. Várias eliminações… sempre bom pegar o Vasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *