A primeira vitória internacional

Published On 26/04/2014 | Histórias, Jogos Históricos
Por Gabriel Santana
Santos, 26/04/2014
Atualizado, 10/10/2015

No dia 24 de abril de 1929, o Santos obteve a sua primeira vitória internacional!
O clube escolhido para sofrer o primeiro revez do time santista, foi o Deportivo Barracas/ARG, uma das melhores equipes Sul-Americanas da época.
Antes desse confronto, o Santos já havia disputado três partidas internacionais oficialmente:
• 19/01/1917 – Santos 2 x 6 Dublin/URU – Vila Belmiro
• 21/07/1917 – Santos 1 x 3 Dublin/URU – Vila Belmiro
• 05/02/1918 – Santos 1 x 2 Combinado Nacional/Wanderes/URU – Vila Belmiro
Portanto, foi a 4º partida internacional do time santista, e a expectativa na cidade era enorme.

1929-04-24 - Santos 1 x 0 Deportivo Barracas (9)


A PARTIDA

Todas as atenções do dia 24 de abril de 1929, estavam na Vila Belmiro. A cidade de Santos havia parado, devido ao grande entusiamo em torno do confronto.
1929-04-24 - Santos 1 x 0 Deportivo Barracas (7) Descrição da partida, pelo jornal Folha da Manhã:
“Dir-se-ia não se tratar de um dia útil, de trabalho, mas sim um domingo, tal a formidável concorrência que afluiu hoje ao campo do Santos, onde se realizou o grande jogo internacional entre o Santos e o Barracas, jogo esse que despertou em toda a cidade um invulgar interesse, bastando dizer-se que os grandes estabelecimentos da cidade, inclusive os bancários e mesmo a Cia.Docas, encerraram seus expedientes as 15 horas.
O entusiasmo era formidável e as arquibancadas do Santos apresentavam um majestoso aspecto, assumindo o jogo de hoje todas as características de um grande acontecimento esportivo.”
O Santos foi para o campo como o portador de todas as esperanças de vitória. O valoroso onze santista teve fases diferentes durante a partida, mas para os argentinos vence-los, precisariam mais do que um simples deslize do Alvinegro.
As dependências de Vila Belmiro estavam todas tomadas, por milhares de espectadores, que vibraram na mais intensa das emoções, assumindo assim, a mais bela tarde futebolística.
A jornada foi árdua e emocionante. A equipe argentina contava com bons nomes, como os dois médios-centrais, Moyano e Cherro, principais obstáculos do Santos para chegar ao gol.
O artilheiro Feitiço e o arqueiro Athiê foram os grandes destaques da partida. Com formidáveis defesas, o goleiro santista sobressaiu-se diante dos atacantes do quadra argentino, e fez uma impressionante jornada. Já o camisa 9, realizou inúmeros ataques valorosos, e conseguiu chegar ao tento da vitória aos 23 minutos do primeiro tempo.
Com a vitória decretada ao final da partida, o público entusiasmado, aplaudiu, e certamente, a cidade de Santos amanheceu alegre, com a impressionante jornada do clube que leva com orgulho, o seu nome.

1929-04-24 - Santos 1 x 0 Deportivo Barracas (5)

• Ficha Técnica:
24/04/1929 – Santos 1 x 0 Deportivo Barracas Bolívar/ARG
Gols: Feitiço aos 23min do primeiro tempo.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Árbitro: Chicão
Assistentes: Petronilho e Pedro Thomaz
Santos: Athiê; David Pimenta e Aristides; Osvaldo, Julio e Alfredo (Hugo); Siriri, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista.
Deportivo: Diaz; Cherro e Moyano; Clemente, Amadei e Cellico; Simonsini, Rivarola, Landolfi, Marassi e Luna.

1929-04-24---Santos-1-x-0-Deportivo-Barracas-(4)---copia

Fontes e Biografias:
Jornal o “Folha da Manhã”;
Jornal “A Tribuna”;
Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *