A vitória fulminante sobre a seleção francesa!

Published On 30/07/2015 | Histórias, Jogos Históricos
Por Gabriel Santana
Santos, 30/07/2015
Atualizado, 30/07/2016

O primeiro confronto disputado entre o Santos e uma Seleção internacional, entrou para a história do futebol. Uma vitória fulminante contra a Seleção da França!
A goleada causou um enorme impacto nos europeus, que acreditavam ter enfrentado a Seleção Brasileira, ao invés do Santos. Depois de muita reclamação, os franceses foram convidados a ir até a sede do clube, onde foram convencidos que haviam realmente enfrentado o Alvinegro da Vila, ficando admirados com o futebol apresentado. Até hoje, a goleada santista é considerada um dos maiores feitos do futebol Brasileiro.
• Trecho do Jornal Folha da Manhã, sobre a partida:
“Hoje Reinava grande expectativa nesta cidade em torno do jogo internacional entre os franceses, que regressavam do campeonato mundial, e o Santos. Ao meio-dia, segundo informações colhidas nas docas, já se sabia que o vapor que conduzia o selecionado da França chegaria atrasado. Nem por isso deixou de reinar o mesmo entusiasmo em toda a cidade. São 15 horas e os bondes já trafegam carregados com destino a Vila Belmiro.”
“Gentilezas – o Santos fez a entrega ao capitão do quadro Frances de um mimo, estando gravado um belo cartão de prata aos dizeres: ‘Aos Diabos Azuis, o Santos F.C. – 30/07/30’

• Ficha Técnica:
30/07/1930 – Santos 6 x 1 Seleção da França
Gols: Feitiço aos 30min e aos 33min do primeiro tempo; Delfour aos 12min, Mário Seixas aos 14min e aos 19min, Feitiço aos 17min e aos 35min do segundo tempo.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Início da partida: 16h40
Dia da semana: Quarta-Feira
Árbitro: Enéas Sgarzi
Auxiliares: Panariello e Ascanio
Santos: Athiê; Aristides e Meira; Osvaldo, Roberto e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Mario Seixas e Evangelista. Técnico: Platero
França: Thepot; Mattler (Capelle) e Andoire; Laurent, Delmer e Chantrel; Liberati, Pinel, Machinot, Delfour e Villaplane. Técnico: Raoul Caudron
• Descrição dos gols da partida
1×0: Feitiço – Feitiço ao receber um calculado passe de Omar, marca o primeiro gol do Santos.
2×0: Feitiço – Três minutos após o feito brilhante dos santistas, Feitiço recebendo oportuno passe de Camarão marca o segundo gol santista.
2×1: Delfour – Ataque rápido de Liberati, que passa a Delfour, o qual, incontinente, chuta, não podendo Athiê defender a bola e marcando, assim, o primeiro gol dos franceses
3×1: Mário Seixas – Evangelista centra e Mário Seixas entra e marca o terceiro gol santista.
4×1: Feitiço – Feitiço, ao receber passe de Omar, de cabeça, marca o quarto gol do Santos.
5×1: Mário Seixas – Depois de vários ataques, a linha santista tonteia completamente a defesa francesa, e Mário Seixas, ao receber a bola rebatida por Andoire, marca, com um forte chute, o quinto gol do Santos.
6×1: Feitiço – Feitiço, ao receber a bola de Omar, marca de cabeça o sexto gol santista, e fecha o marcador.

Fontes e Referências:
Jornal Folha da Manhã;
Centro de Memória Estatística do Santos FC;
Almanaque do Santos FC;

One Response to A vitória fulminante sobre a seleção francesa!

  1. Pingback: Acervo Histórico do Santos FC | Feitos Históricos – 1912-1954

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *