As estrelas na camisa!

Published On 27/11/2014 | Histórias, Memória Santista
Comemoração com estrelas na camisa!
O Santos tornou-se o primeiro clube do mundo, Bicampeão Mundial de futebol em 1963. Um feito extraordinário para o futebol mundial, mais principalmente, para o futebol brasileiro. No entanto, mesmo com indícios de que o clube, por volta de 1964/65, tenha adotado estrelas na camisa em alusão as Conquistas Mundiais, o Santos FC somente passou a adotar as estrelas douradas em sua camisa de maneira oficial, em 1968. Após um amistoso disputado contra o Boca Juniors (ARG), na Vila Belmiro.
A partida ocorreu, em comemoração ao Bicampeonato Paulista (1967/68), sendo esta, mais do que especial! pois de maneira oficial, no dia 23 de maio de 1968, o Santos adotava estrelas douradas na camisa, em alusão as Conquistas Mundiais (1962/63). O jogo contra o Boca, foi uma partida comemorativa (amistosa), Na Vila Belmiro, que acabou com vitória Argentina pelo placar de 1 a 0, mais nada que frustrasse as festas Santistas, pois o clube manteve desde então, as duas estrelas douradas na camisa.

Edu (6)A Terceira Estrela na camisa do Santos.
O Santos chegou a utilizar uma terceira estrela em 1969/70, alusiva a conquista da Recopa dos Campeões Mundiais de 1968. Porem, a ideia foi descontinuada pelo clube, que desistiu de utilizar à terceira estrela em alusão a conquista da Recopa Mundial pouco tempo depois.
A Inspiração da Seleção Brasileira?
Servindo como inspiração ou não, em novembro de 1968, coincidentemente, a Seleção Brasileira fez o mesmo, chegando á utilizar duas estrelas, alusivas as conquistas do Bicampeonato Mundial (1958/1962), em um amistoso contra o combinado da FIFA. Porem, somente com a conquista do Tricampeonato Mundial em 1970, com incentivo do pai e do tio de Antonio Bulgarelli, dono da marca Athleta (grande fornecedor de material esportivo a times brasileiros) que em 1971, de maneira efetiva, a Seleção passou a utilizar estrelas na camisa, alusivas a conquista definitiva da Jules Rimet (Copa do Mundo).
Referencias:
Santos, 100 jogos, 100 ídolos e 100 anos.
Historiador, Wesley Miranda.

3 Responses to As estrelas na camisa!

  1. carlos lopez says:

    em respeito a memoria e consideracao com a nossa torcida
    a nossa diretoria tem que oficializar a terceira estrela em nosso uniforme
    siguinifica nossa historia nada mais justo
    parece que tem algum cu rinthiano desgracado desfarcado e infiltrado na nossa diretoria que nao permite
    essa homenagem e reconhecimento nao so ao nosso esquadrao mas tambem ao futebol brasileiro

  2. carlos lopez says:

    Peco desculpas pelo que postei dia 18/11/2015; So estava envolvido por uma forte emocao.o que me leva a
    indiguinacao por nao ver o reconhecimento por nos mesmo. A historia desse time e mais que futebol…
    As-Ds – Antes do santos f.c. a capital do BRASIL era Buenos Aires; depois do Santos f.c. o BRASIL ficou conhecido. Nao temos midia.estao transformando nosso leao do mar em elefante do mar ! Um clube que tem a forca de um elefante.mais o cerebro do tamanho de um amendoim: Sei que e difilcil existem muitos interesses.mais nos temos historia.nao somps esses”timinhos”que pagam para ganhar no tapetao ou compram o quadro de arbitragem . somos roubados desde 1912…E nao e so um passado mais distante.e so lembrar 1995. Como que a diretoria pleitei o reconhecimento da FIFA para considerar nossos titulos mundiais.se nos mesmo nao reconhecemos nosso terceiro titulo mundial… Vamos ficar calados. E a mesma coisa que os hermanos quando surge o assunto do BRASIL penta campeao com suas justas 5 estrelas na camisa; eles dizem isso foi em 58 62… SR. pres.Modesto Roma;sei que o sr.nao tem culpa de terem retirado a 3*estrela do nosso brasao;no qual usamos em 1969-1970; Sei tambem que existem muitos problemas para o sr. resolver na vingencia do seu mandato.mais sei tambem que se o sr. atentar nesse caso.ficara eternizado como o pres.que resgatou nossa historia. E dificiu mais reuna patriocinadores,para trazer em um jogo amistoso o time do INTERNAZIONALE e oficializar a justa estrela em nosso peito,homenagiando assim toda a nossa historia, Sei que parece ultopia,fica caro,mais o que o clube vai ganhar com vendas de camisas,suvenir,pulblcidade,midia,etc… VAi cobrir com certeza esse gasto. Vamos trabalhar nosso marketing…. se parece loucura! traga pelo menos nossa estrela na camisa.reconhecendo assim nossa historia. CARLOS PADILHA LOPEZ JUNDIAI -SP

  3. carlos lopez says:

    OBS: desculpem os erros de pontuacao. egrafia
    obrigado…
    VAI PRA CIMA DELES SANTOS….

    CPL JUNDIAI-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *