Chácara Nicolau Moran

Published On 14/09/2016 | Patrimônios
Por Gabriel Santana
Santos, 14/09/2016

Inaugurada no dia 14 de setembro de 1968, a Chácara Nicolau Moran, anteriormente denominada de Rancho Manacá, serviu de concentração para a equipe santista principalmente nos anos 60 e 70.
Localizada no KM 34 da Via Anchieta, pista norte, a Chácara recebeu o nome de Nicolau Moran em homenagem ao ex-atleta e ex-dirigente santista, que deixou sua marca na história do Santos. No dia da inauguração, a viúva do ex-dirigente, a Sra. Albertina Moran foi homenageada pela diretoria do Santos. Na solenidade, Aristóteles Ferreira foi incumbido de ser o orador oficial, e o Coral da Santa Casa de Santos, se responsabilizou pela cantoria do Hino Nacional Brasileiro.
gylmar-pele-dorval-e-nicolau-moran

Nicolau Moran era muito querido entre os jogadores (Foto/Arquivo Pessoal)

A área total da Chácara possuí a importância de 60 mil metros quadrados, e era de fundamental importância para a concentração dos atletas antes dos jogos. Além de realizar atividades físicas e treinamentos coletivos, a Chácara oferecia opções de lazer, e nos momentos de folga, os santistas exploravam as áreas, e alguns até se arriscavam em algumas atividades, como por exemplo, pescar.
Para adquirir o valioso patrimônio, o Santos pagou a importância de NCr$ 250.000, com uma entrada de NCr$ 20.000.
A chácara foi muito utilizado até os anos 80, e no começo dos anos 90, começou a ser deixado de lado. Hoje se encontra em desuso, e as ultimas informações sobre o patrimônio, foi a realização de um contrato de comodato com o São Bernardo Futebol Clube, que iria até o fim de 2014.

Fontes e Referências:
Centro de Memória e Estatísticas do Santos FC;
Almanaque do Santos FC;
Historiador Guilherme Guarche;

2 Responses to Chácara Nicolau Moran

  1. Ricardo dos santos silva says:

    Sou carioca e tive o prazer é ao mesmo tempo a tristeza de Ver a chácara abandonado geito que está, será que não tem um diretor do clube que Se interesse pela restauração e cuidados do lugar Onde já abrigou o Maior jogador da história do futebol mundial?

  2. absurdo o santos abandonar esse patrimonio. inadimissivel e imoral. deveria ser utilizado pelos sócios do clube!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *