Contextos Históricos

Desde quando as seleções de Inglaterra e Escócia duelavam em amistoso internacional no ano de 1872, há dois séculos passados, valendo simbolicamente o trono ou hierarquia do “soccer”, o contexto de valor da época se faz importante.
Muitas etapas foram sendo criadas, evoluídas ou modificadas ao longo da história do futebol brasileiro e mundial, conforme o que se podia ou necessitavam no período, mas todas convergiram num determinado conceito de valor.
Olhar o passado com a visão do presente é um erro grave, cometido até pelos que se dizem entendedores do futebol. Apesar de ser o caminho mais fácil, o Anacronismo causa a incompletude dos fatos. Diminui a grandeza de um acontecimento e vice-versa. Contudo, sempre será importante a compreensão do que consiste o contexto histórico de cada época. Só assim se dimensiona os acontecimentos.
Se fazendo necessário perguntar:
quais clubes melhor completaram bem suas etapas e contextos? Abrilhantaram suas histórias com o que mais valia naquele determinado momento? Quais foram os primeiros a conseguir ou os que patearam feitos por maior tempo? Quais os que melhor souberam lidar com as mudanças e continuaram correspondendo ao conceito de valor em vigor?
Alguns clubes do futebol mundial correspondem de forma coesa às perguntas, sendo gigantes na busca pelo conceito de valor do contexto histórico da época. Dentre estes, nasceu na cidade de Santos, no dia 14 de abril de 1912, já remediando a falta de uma representatividade a altura da cidade, um dos mais gloriosos contextos históricos do futebol: o Santos F.C.
Conquistas ou Títulos. Façanhas, Recordes e Feitos Históricos. Importância através de contribuições. Desempenhos Históricos. Tradição. Superação e Reinvenção. Esquadrões e grandes Craques. Todos são fatores de grandezas e importância que dimensionam um clube como o Santos. A compreensão desses contextos faz do clube um dos maiores do mundo.
Nesse espaço se busca a compreensão dos CONTEXTOS HISTÓRICOS mais importantes alcançados pelo Santos Futebol Clube: