Feitos Históricos


1972

Por Kadw Gomes
Os momentos mais opulentes e sublimes da história do Santos Futebol Clube enaltecem seu peso, representatividade, importância e grandeza no futebol mundial.
A narrativo Alvinegra é repleta de Feitos Históricos (recordes, pioneirismos, proezas, primazias, façanhas memoráveis e marcas importantes), que o clube estabeleceu com magnificência e esplendor, dando a sua história um valor inestimável.
Dentre as infindáveis façanhas do Time de Branco, destacam-se em primeiro momento, o postulante modelo de futebol que lhe proporcionaram alcunha de Campeão da Técnica e da Disciplina e o DNA Ofensivo, tornando-o o clube com mais gols na história do futebol mundial, além da capacidade de rejuvenescimento através dos Meninos da Vila.
Ao longo da história o Santos FC apresentou ao futebol mundial o Maior Time de Todos os Tempos; incontável miríade de lendas e o Rei do Futebol; popularizou o “soccer” como um Embaixador pelas Américas, Europa, Ásia, África e Oceania; triunfou sobre os mais históricos esquadrões (uruguaios, argentinos, italianos, alemães, ingleses, portugueses, franceses…) e seleções nacionais renomadas; conquistou as mais diversas Taças e Troféus (nacionais e internacionais), aspirando os maiores títulos que um time pode almejar.
Poucos clubes no futebol mundial conseguem unir em elevada proporção histórica Grandeza e Importância como o Santos F.C., tornando sua Composição de Méritos Esportivos completa e legitimável. Octacampeão Brasileiro, Tricampeão da Libertadores, Bicampeão Mundial e Campeão dos Campeões Mundiais, entre outras conquistas, o Santos é o clube mais vencedor do Brasil (14 títulos de primeiro patamar).
Foram inúmeras contribuições ao futebol brasileiro e mundial: difundindo arte futebolística, abatendo as equipes mais afamadas do globo e aspirando o máximo de conquistas. O protagonista da Era de Ouro do Futebol Brasileiro, obteve dentre Sul-Americanos, o maior número de convocações mundiais no século XX (15). É o único a participar na transformação do futebol como esporte n° 1 do país (1919), na popularização e consolidação do Brasil como “melhor futebol do mundo” (1958-1970), e no Ouro Olímpico (2016) reforçando a importância da base para reformulação.
Possuidor de diversos reconhecimentos, condecorações ou alcunhas, o Santos F.C. tem uma das mais belas trajetórias do futebol mundial. Conceituado de Mito do Futebol” (Itália), “Time de Lendas” (Espanha), “Clube Legendário (Alemanha)”, confundido com a própria Seleção Brasileira por mostrar estupendo futebol (segundo franceses) ou alcançando, segundo sul-americanos e europeus, a condição de “Melhor Time de Todos os Tempos” (El Gráfico)…
Os “Globetrotters of Soccer” (Global) que popularizaram o futebol, o Protagonista da Era de Ouro Nacional, que chegou ao status de “Mais Famoso Clube do Mundo” (Itália, Argentina e Inglaterra). O “Campeão da Técnica e da Disciplina” (Brasil), “Campeão dos Campeões Mundiais”, “Melhor do Século nas Américas” (FIFA). O Time do Jogo Bonito (Conmebol) e difusor do futebol como Embaixador (Global)… Façanhas que vão desde paralisação de guerras (África) até enfrentamento moralizadores de ditaduras ou momentos políticos (Chile e URSS), de recordes por jogos/triunfos Internacionais a recordes de jogos/triunfos contra Seleções e atuações em países do globo terrestre…
OU SIMPLESMENTE, SANTOS FUTEBOL CLUBE.

Cronograma das histórias e/ou citações dos principais
FEITOS HISTÓRICOS 
do Santos Futebol Clube ao longo da história:
1912-1954 / 1955-1970 / 1971-2000 / 2001-2017