Goleada santista no Camp Nou!

Published On 27/06/2014 | Histórias, Jogos Históricos
Em 1959, o Santos goleou o Barcelona dentro do Estádio Camp Nou!
Durante a sua primeira excursão para a Europa, o Alvinegro de Vila Belmiro, visitou Barcelona, e jogou pela primeira vez no Estádio Camp Nou, e com enorme maestria, venceu facilmente a equipe espanhola.
• Trecho retirado do Jornal Folha da Manhã, edição 30/06/1959:
“A vitória do Santos sobre o campeão espanhol ganhou expressão apenas na segunda etapa da contenda. No primeiro período, o quadro praiano, após desencadear irresistíveis ataques contra a meta de Larraz, aos dez primeiros minutos, passou a atuar com muita lentidão e permitiu ao Barcelona equilibrar as ações. Na etapa complementar, porem, o Santos voltou a jogar com sua precisão habitual e impediu qualquer chance de reação ao clube catalão. No primeiro tempo, marcaram Dorval aos 4, Coutinho aos 10, e Evaristo aos 15. Na fase derradeira, Pelé aos 11, Dorval aos 19 e Pelé aos 26, completaram o marcador.”
• Trecho retirado do Jornal Estado de São Paulo, edição 30/06/1959:
“O Santos derrotou o Barcelona, por 5 a 1, em uma partida realizada nesta cidade. O Santos vencia na primeira fase do encontro por 2 a 1. O segundo ponto do Santos foi feito por Coutinho, de cabeça, ao receber um passe de Pepe. Aos 15 minutos, Evaristo marcou o primeiro ponto do Barcelona, depois de receber a bola de Villaverde. Até o final do primeiro tempo não se marcaram mais pontos. Nesta primeira etapa, os brasileiros demonstraram grande habilidade em deslocar-se.
Na etapa complementar, o Santos continuou com o jogo rápido, preciso e técnico. Aos 11 minutos, Pelé obteve de forma impressionante, o terceiro ponto. Aos 19, Dorval, ao receber um passe de Coutinho, estabeleceu os 4 a 1. Dois minutos mais tarde, o centroavante Evaristo, do Barcelona, deixou o campo contundido. Os jogadores santistas continuaram jogando bem, e Jair, de posse de bola, fez um passe a Pelé, que marcou o ultimo ponto brasileiro.
• Ficha Técnica:
28/06/1959 – Barcelona/ESP 1 x 5 Santos
Gols: Dorval aos 4min, Coutinho aos 10min e Evaristo aos 15min do primeiro tempo; Pelé aos 11min e aos 26min e Dorval aos 19min do segundo tempo.
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona, Espanha.
Público: 40.000 aproximadamente
Competição: Amistoso
Árbitro: Ramon Azon
Barcelona: Larraz; Rife, Bartoli e Pinto (Martinez); Verges e Recaman; Villaverde (Hermes), Kocsis, Evaristo, Ribelles e Czibor.
Santos: Lalá; Pavão (Formiga) e Mourão; Getúlio, Ramiro e Zito; Dorval (Alfredinho), Jair Rosa Pinto (Álvaro), Coutinho, Pelé (Afonsinho) e Pepe. Técnico: Lula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *