Importância Histórica

Por Kadw Gommes
Santos, 13/12/2015

Certo dia estava pesquisando nas páginas de clubes europeus, afim de aprofundar conhecimentos sobre futebol e conhecer a cultura de parâmetro e valorização de aspectos históricos deles, em especial buscava na página do Real Madrid CF, um clube que dispensa apresentações.
No site dos Los Merengues, fazia uma leitura atenciosa sobre o clube ser condecorado: O MAIOR DO SÉCULO XX PELA FIFA. Em texto – bastante esclarecedor – compreendi que um clube não é apenas considerado um dos maiores do mundo e digno de todas as condecorações somente por sua grandeza, mais também, por sua importância através de contribuições ao futebol.
No futebol, muito se fala na grandeza de um clube. No entanto, existe outro componente de mesmo valor que agrega a mesma magnitude de parâmetro vigente ao clube: A Importância Histórica. Está ocorre, através de contribuições ao futebol.
Entenda, o CR Botafogo, um dos maiores clubes do século XX segundo a FIFA, recebeu esse título por suas contribuições: é irrefutavelmente um dos clubes mais importantes do mundo! Ora, é um time que sempre foi base da Seleção Brasileira e tem uma história repleta de craques extraordinários (Garrincha, Didi, Jairzinho, Gérson, Amarildo, Nilton Santos e etc.). Contudo, grandeza e importância são diferentes, mais se interligam, por isso, no quesito grandeza o time de General Severiano deixa muito a desejar. Concorda?
É conhecendo a história que podemos entender a importância e grandeza de determinados clubes e o que eles representam e agregam ao longo do tempo. A opulência e pujança histórica de um clube é retratada e compreendida através de suas contribuições na história do futebol para o desenvolvimento do mesmo.
Pegamos para exemplificar, o Vasco da Gama, primeiro clube campeão internacional e que contribuiu na difusão de raças, na Integração racial; e o Fluminense como time que ajudou a Seleção Brasileira no processo patrimonial e estrutural no amadorismo, recebendo por isso a Taça Olímpica. Estes, são alguns exemplos de importância, de contribuições, feitos que vão muito além de títulos, torcida e qualquer outro parâmetro… embora, em alguns casos, estes possam exercer importância quando envolve um todo.
E o Santos FC nesse contexto? Bom, o SFC provavelmente seja o clube mais importante do futebol brasileiro. Será que dá para mensurar o que seria do futebol sem o Santos? Será que teria a mesma proporção? Confira, o que o clube tão importante abaixo:

TEXTO IAmadorismo e Pré-Era de Ouro do Futebol Nacional;
TEXTO IIO Protagonista da Era de Ouro do Maior Futebol do Mundo;
TEXTO IIIPopularizando o futebol e o Impacto Histórico do Clube;