Inauguração da Vila Belmiro

Published On 21/05/2014 | A história do clube, Estádios, Vila Belmiro
Por Gabriel Santana
Santos, em 21/05/2014
Atualizado, 10/10/2016

Conhecida até então como “Campo do Santos FC” ou “Praça de Esportes”, a Vila mais famosa do mundo foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1916.
Após quase um ano escolhendo um terreno adequado para a construção do tão esperado estádio,  a Vila Belmiro ficou pronta por completa em apenas 4 meses, e gerou grande expectativa na cidade.
Antes de ter seu campo, o Alvinegro chegou a mandar seus jogos em três estádios diferentes: Campo da Avenida Ana Costa, nº 22 , Campo da Avenida Conselheiro Nébias, e o Campo do Clubes dos Ingleses.

 A INAUGURAÇÃO

A elegante assistência em Vila Belmiro! (Foto/Santos FC)

No dia tão aguardado, uma forte chuva caiu sobre a cidade, fato que não abalou a expectativa dos moradores locais, porém, preocupou para as condições de jogo. Estava programado para o grande dia, a realização da partida válida pelo Campeonato Paulista, diante do Ypiranga. Por precauções, o jogo foi cancelado, e realizado após 10 dias, no dia 22 de outubro.
Mesmo sem a realização da partida, a festa santista não foi diminuída. Foram realizados jogos diversos entre os sócios, inclusive programação para as crianças.
Quando inaugurada, ainda não era conhecida ou chamada por Vila Belmiro, e ao passar dos anos, o nome do bairro que sempre a abrigou, virou também o apelido.
Já o nome de Estádio Urbano Caldeira, foi batizado no dia 24 de março de 1933, quatro dias após a morte de Urbano Caldeira, que pela dedicação e amor ao clube, recebeu a justa homenagem da diretoria.
Coincidentemente ou não, no mesmo dia em que é comemorado o Dia das Crianças (e também o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Aparecida), a Vila mais famosa foi inaugurada, para virar anos mais tarde, o Berço de Craques, a Casa dos Meninos da Vila.
Construção da Vila (3)

A construção do Campo do Santos! (Foto/Santos FC)


Fontes e Referências:
Centro de Memória e Estatística do Santos FC;
Almanaque do Santos FC;

One Response to Inauguração da Vila Belmiro

  1. Guilherme Gomez Guarche says:

    A Vila Belmiro é o estádio de futebol mais lindo do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *