Julien Fauvel – 1912-1913

Published On 06/04/2016 | Ex-Atletas
Nome completo – Julien Jacques Fauvel
Período – 1912-1913
Posição – Goleiro
Nascimento – 06 de abril de 1886, em Havre, França
Jogos – 04
Gols – 00
Histórico – O primeiro goleiro da história do Santos. Julien Fauvel, o único francês a atuar pelo Santos, teve a honra de ser o estreante da camisa 01 do Alvinegro.
Muito estudioso, estudou na França, sua terra natal, e na Inglaterra, terminando seus estudos na Universidade de Sorbone onde se diplomou em “Licencie en Lette et Plilosofie”. Em 1910, veio ao Brasil, estabelecendo-se em Santos, e logo foi convidado para trabalhar como técnico na Bolsa de Café.
Antes de atuar pelo Santos, Julien foi arqueiro do São Vicente AC e do Germânia, e apenas em 1912, levado por seus amigos para conhecer um clube recém-fundado, realizou sua primeira partida pelo time santista, sendo também a primeira partida da história do Santos.
Como goleiro, introduziu diversas inovações, como por exemplo, atirar-se ao solo para defender a bola.
Além do primeiro jogo histórico, Julien realizou mais três jogos pelo Santos, o outro de 1912, e mais um em 1913. Ainda na temporada de 1913, também realizou jogos pelo “quadro B” do Alvinegro.
Mudou-se para a cidade de São Carlos, no estado de São Paulo, e atuou pelo Ideal Futebol Clube.
Em 1914, rumou ao seu país, devido a 1º guerra mundial, e bravamente como um soldado, defendeu as cores de sua amada pátria. Participou de grandes combates, tendo sido ferido diversas vezes.
Com o fim da guerra em 1918, voltou ao Brasil, passou alguns meses em Santos e São Paulo, e retornou para São Carlos, para residir de vez, em 1919. Casou-se com Dona Philomena Guimarães, tendo os seguintes filhos: Raul Guimarães Fauvel, João Carlos Guimarães Fauvel, Carlos Antonio, Ivete e Paulo Guimarães Fauvel.
Largou o futebol, e o Sr. Julien Jacques Fauvel, virou um dos grandes professores da história da cidade de São Carlos. Dotado de grande inteligência e sólida cultura, criou novos cursos e implantou novos métodos de estudo na cidade.
Faleceu na própria cidade de São Carlos, no dia 04 de setembro de 1958, aos 72 anos.
Em reconhecimento, em 21/04/1967, foi fundada a EMEI Julien Fauvel, um Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil (Escola Pública Municipal), além de existir uma rua com seu nome, também em São Carlos.
ESTREIA
15/09/1912 – Santos 3 x 2 Santos Athetic Club
Gols: Arnaldo Silveira [2] e Adolpho Millon; Lee [2].
Local: Avenida Ana Costa (Campo do CA Internacional), em Santos.
Competição: Amistoso
Horário: 14h30
Santos: Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. (Belmarço jogou)
SAC: Parsons; Kent e Deweck; Wood, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e H. Cross.
1º JOGO DE 1913
13/05/1913 – São Vicente 0 x 5 Santos
Gols: Não informado.
Local: Em São Vicente, São Paulo.
Competição: Amistoso (Comemoração dos 25 anos do fim da escravatura)
Árbitro: Não Informado
São Vicente: Dodô; Adão e Herculano; Capistrano, Délio e Lulu; Picuru, Djaniro, Milton, Marba e Alvaro.
Santos: Julien Fauvel; Arantes e Pereira; Geraule, Eurico e Esmeraldo; Raymundo Marques, Urbano Caldeira, Nilo, Machado e Arnaldo Silveira. Técnico: Urbano Caldeira
• Jogos e gols:
1912 – 02 jogos
1913 – 02 jogos
Total: 04 jogos
Fontes e Referências:
Pesquisador e Historiador Wesley Miranda;
Pesquisador e Historiador Walmir Gonçalves;

http://www.saocarlos.sp.gov.br/;

One Response to Julien Fauvel – 1912-1913

  1. Pingback: Acervo Histórico do Santos FC | Nove europeus já vestiram a camisa do Santos; Schweinsteiger pode ser o 1º alemão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *