Mascote

Published On 26/07/2016 | Símbolos
Por Gabriel Santana
Santos, 26/07/2016

De acordo com o Estatuto Social do clube, aprovado no dia 12/03/2011, o mascote oficial do Santos FC é a Baleia, um dos maiores mamíferos existentes.
Ao longo dos anos, o mascote santista sofreu diversas modificações, e teve até sugestões de adotar outros símbolos, como o Marinheiro, por exemplo.
Conforme as últimas pesquisas, a primeira vez que o time santista foi identificado por um mascote, foi em 1921, representado por um Peixe. O jornal paulistano Ítalo Paulista, IL Pasquino Coloniale, se referiu ao Santos com o símbolo em uma charge, onde um representante do Palestra Itália à beira-mar, admirava um peixe, representante do time santista.
Anos depois, um português chamado João Brito (João do Charuto), começou a ilustrar o Peixe para se referir ao Santos nas páginas da Gazeta Esportiva, nos anos 30. Em 1943, o mesmo Brito sugeriu um Marinheiro (Garboso), para ser o símbolo santista, na Revista A Gazeta Esportiva Ilustrada.
Em 1944, o símbolo ganhou grande popularidade com as divertidas charges da Gazeta Esportiva, do artista Nino Borges.
A baleia teria sido inventada nos anos 50 pelo cartunista Messias de Melo, do Jornal A Gazeta Esportiva. A ideia era substituir o símbolo anterior, o Peixe, por outro animal marinho mais forte e imponente. Na cidade de Santos, o cartunista JC Lobo foi o responsável por divulgar a Baleia no Jornal A Tribuna.
Em 1955, o artista conhecido por Pace, sugeriu um Pescador, já Otávio em 1962, um Peixeiro, e finalizando os palpites, Ziraldo, apostou no Golfinho, em 1989.
Peixe, Baleia, Marinheiro, Peixeiro, Pescador e Golfinho. O Santos sempre teve a forte identificação com a sua cidade litorânea, e mesmo com a maioria desses símbolos ou mascotes não sendo oficias do clube, os jornais e cartunistas sempre pensavam em algo relacionado ao mar, para identificar o time santista.
Hoje o Santos carrega com orgulho, o apelido de Peixe, e a Baleia como seu mascote oficial.

Fontes e Referências:
Centro de Memória e Estatísticas do Santos FC;
Programa “Mundo dos Mascotes”; 
Jornal A Tribuna;
Jornal A Gazeta Esportiva;

3 Responses to Mascote

  1. David James Loureiro says:

    Aqui há um equívoco, talvez por falha de digitação. Onde se lê “outro animal MAMÍFERO” creio que a palavra fosse MARINHO, pois peixes são peixes e baleias são animais mamíferos.

  2. Assista o vídeo com a pesquisa original: https://goo.gl/JoPM1b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *