O 1º Tricampeonato Paulista!

Published On 05/12/2015 | A História das conquistas
Por Kadw Gommes
Santos, 05/12/2015

O ano de 1962 pode ser considerado o mais importante da história do clube. O Santos conquistou na mesma temporada, quatro competições oficiais (Quádrupla Coroa), entre elas a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes, pela primeira vez. Como de costume, fez sua rotina de excursões internacionais (Conquistou o torneio triangular de Buenos Aires) e ainda, pela primeira vez em sua história, foi Tricampeão Paulista consecutivamente.
No Campeonato Paulista de 1962, o Santos emplacando uma sequencia de 7 vitórias consecutivas, aplicando algumas  goleadas, contra a Esportiva (5 a 0), o XV de Piracicaba (5 a 1), o rival Palmeiras (4 a 2) e o Jabaquara (5 a 1). O clube se manteve invicto até o último jogo do primeiro turno, onde acabou perdendo para a Portuguesa (3 a 2). A campanha foi incrível, no primeiro turno, em 15 jogos, o clube obteve 12 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Com destaque para as goleadas em cima da ferroviária (7 a 2), Noroeste (4 a 0) e o arquirrival Corinthians (5 a 2).
SAIBA MAIS >
Jogos e Fichas do Campeonato Paulista de 1962;
O Santos FC foi ainda mais arrasador no segundo turno, acabou sagrando-se Tricampeão Paulista com três rodadas de antecedência. No entanto, teve como concorrentes diretos, o São Paulo e o Corinthians. O Santos lutava com o São Paulo e Corinthians, pela taça. Jogaria com o tricolor no Pacaembu, tendo seis pontos de vantagem sobre os rivais. Impôs um excepcional 5 a 2 e conquistou seu primeiro tricampeonato paulista diante do rival tricolor, com três rodadas de antecedência, colocando uma inalcançável vantagem de oito pontos sobre o São Paulo, que ficaria com o vice-campeonato.
1962 - Santos x São Paulo

A bola do Tri!

Naquele Campeonato Paulista, que consagraria o Tricampeonato Santista, novamente o clube conseguiu uma grande série invicta, ficando 12 jogos sem perder, com grandes vitorias sobre o Taubaté (3 a 0), Guarani (5 a 0), Juventus e Palmeiras (3 a 0), Portuguesa (4 a 1), Comercial (6 a 2), Jabaquara (8 a 2) e conquistando o título com antecedência, na partida decisiva, com grande vitorias sobre o  São Paulo (5 a 2). A única derrota ocorreu, quando o time já era o Campeão, ou melhor, o Tricampeão Paulista, diante da Esportiva (2 a 1), depois, venceu os dois últimos jogos restantes.
O Santos FC conquistou ao longo de sua história o Tricampeonato Paulista consecutivo, por três vezes. Em 1960/61/62, 1967/68/69 e 2010/11/12, sendo único clube a conseguir ser tricampeão paulista por três vezes no profissionalismo.

Fontes e Referencias:
Almanaque do Santos FC (Guilherme Nascimento);

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *