O 2º bicampeonato Paulista!

Published On 13/12/2015 | A História das conquistas
Por Kadw Gommes
Santos, 13/12/2015
Atualizado, 13/12/2016

Em 1961 o Santos FC continuava a grande rotina de excursões internacionais, se apresentando pelas Américas (Sul, Central e Norte) onde conquistou o triangular de Costa Rica e o torneio Pentagonal de Guadalajara. Depois (além do Torneio Rio-SP), assim como em 1960 retornou a Europa, conquistando o Bicampeonato do Torneio de Paris e o Torneio Itália. O Santos FC dava verdadeiros espetáculos ao público estrangeiro nas excursões mundo a fora, com a maratona de jogos e viagens, chegava a treinar no próprio avião, segundo o Curinga Lima.
No retorno ao Brasil, o Santos estreia no Campeonato Paulista dia 09 de julho, com êxito sobre o Comercial (1×0), na Vila Belmiro. Depois seguiu com início irregular no estadual, muito devido ao desgaste de jogos: nas partidas seguintes, empatou (por 0x0) com a Port. Santista e o Taubaté.
Sempre muito almejado, o Paulistão era uma das competições mais importantes do país na época, seguiu com o mesmo regulamento dos anos anteriores, disputada em turno e returno por pontos corridos. Um torneio longo, possibilita a recuperação da equipe, e após a vitória na 4º rodada, por 2×1 gols de Dorval e Lima, no clássico contra o Palmeiras, o SFC aflorou seu estupendo futebol, com marcas impressionantes e de modo excepcional, acabou terminando o primeiro turno invicto: vencendo 13 jogos e empatando dois.
O Alvinegro estava arrasador, dessas treze vitórias foram 9 por goleadas, 8 destas foram consecutivas. Começou com um 4×0 no Jabaquara, e a partir da 7º rodada engatou sua sequência estrondosa de gols, primeiro um 7×1 no Noroeste, seguiu com grande apresentação do trio Pepe, Pelé e Coutinho, aplicando 5×1 no Corinthians, logrou 6×1 no XV de Piracicaba, no Morumbi impôs um 6×3 no São Paulo chegando a liderança isolada, com Pelé inspiradíssimo marcando 4 gols, depois ratificando sua extraordinária força ofensiva diante do Juventus, chegou a maior goleada do campeonato: exorbitantes 10×1! Destarte, um 3×0 no Botafogo, 5×1 no Boa Vista, e 6×1 na Ferroviária. Foram 12 vitórias consecutivas, da 4º a 15º rodada.
No segundo turno do Campeonato, o Alvinegro estreou com revés para o Jabaquara por 2 a 1, perdendo sua invencibilidade no estadual e na Vila Belmiro. Nos compromissos seguintes porem, estabeleceu importante sequência de oito triunfos consecutivas. Com maior notoriedade diante do Botafogo (4 a 1), Port. Santista (5 a 2), Taubaté (4 a 2), Esportiva (4 a 0) e Comercial (4 a 1). O Santos na sequencia tropeça nos rivais, mais se recupera com mais algumas goleadas nas últimas rodadas que o levaram ao título, dentre estas, com uma grande apresentação de Pelé, faz 7×2 no XV em Piracicaba.
O Santos sagrou-se Bicampeão Paulista na antepenúltima rodada, dia 16 de dezembro, após massacrar a Ferroviária por 6 a 2 na Vila Belmiro, com gols de Pelé (2), Tite, Pagão e Pepe (2).  O alvinegro entrou a campo com: Laercio, Lima, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Tite, Coutinho (Pagão), Pelé e Pepe. Técnico: Lula. Foi uma grande festa pelo Bicampeonato! Mais o jogo das faixas, ocorreu contra o São Paulo, que levou 4 a 1 no Urbano Caldeira. A campanha do Santos FC assim como na edição anterior foi digna da melhor equipe do país, em 30 jogos, foram 25 triunfos, 3 empates e apenas 2 derrotas. A máquina de gols marcou espetaculares 113 gols, com Pelé artilheiro do certame com 47 tentos, O SFC obteve um surpreendente saldo de 80 pró, com aproveitamento de 88,3% dos pontos.
Naquele ano, o Santos FC ainda se sagraria pela primeira vez em sua história, Campeão Brasileiro (Taça Brasil), qualificando-se a disputa da Copa Libertadores da América (Copa dos Campeões da América) de 1962.

Fontes e Referencias:
Livro Time dos Sonhos (Odir Cunha);
Almanaque do Santos FC (Guilherme Nascimento);
Blog do Prof. Guilherme Nascimento;
Jornal Folha de São Paulo;

One Response to O 2º bicampeonato Paulista!

  1. Eu sou um felirzado assistir tudo isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *