O Bicampeonato do Peixe no Torneio Rio-São Paulo!

Published On 27/06/2015 | A História das conquistas

O Santos FC conquistou o Bicampeonato do Torneio Rio-São Paulo em 1964. A campanha do Peixe foi bastante regular, com 07 vitórias e apenas duas derrotas em nove jogos. O atacante Coutinho foi o artilheiro da competição, com 11 gols e o SFC obteve o ataque mais positivo do campeonato com 21 gols assinalados. Com o Bicampeonato (1963/64) do RJ-SP o Santos tornou-se a única equipe a conseguir a façanha de duas conquistas consecutivas (ao lado do Corinthians).
O Peixe começou o Torneio Rio-SP de 1964 com uma grande vitória frente ao Corinthians, com gols de Peixinho (2) e Pelé o SFC impôs 3 a 0 no rival. No jogo contra o Fluminense, ao qual o Peixe venceu por 1 a 0 com gol de Pepe, pela segunda rodada no Maracanã, a partida entrou para a história como “O Dia da Homenagem aos Torcedores Cariocas”. Neste dia o time do SFC entrou com as camisas dos clubes cariocas em agradecimento ao apoio dos torcedores na decisão contra o AC Milan, na final do Mundial em 1963 – uma belíssima homenagem, diga-se de passagem. Na sequência o SFC continuou implacável aos adversários, conseguindo três vitórias importantes em sequência. Primeiro contra o Vasco (por 2 a 0) com Coutinho marcando os dois gols do jogo, depois foi a vez do Bangu (vitória por 2 a 1) com novamente ele, o gênio da área, marcando os gols da vitória santista. E por fim, a vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1 com gols de Zito e Peixinho.
Depois de cinco vitórias consecutivas, o Santos conheceu sua primeira derrota frente ao forte quadro da Portuguesa, mas, nada que abalasse uma equipe tão aflorada de um futebol brilhante como aquela. Tanto que, logo na partida seguinte, o clube retornou o caminho das vitórias e logo num clássico. Uma goleada então foi imposta sobre o São Paulo pelo placar de 4 a 1 com Coutinho, o gênio da área, arrebentando no jogo e marcando 3 gols, Toninho fechou a conta. Na sequência, com total disposição jogando fora de casa, venceu o Botafogo (adversário direto na briga pelo título), pelo placar de 3 a 1 no Maracanã. Os gols santistas foram marcados por Coutinho, Pelé e Pepe. Na última rodada de turno único do torneio, outra derrota fora de casa frente a um carioca. O Santos terminou empatado o certame com o Botafogo.
Com o empate por pontos entre Botafogo e Santos, seria realizada uma decisão extra, uma “melhor-de-três”. Por falta de datas, apenas um jogo foi realizado, e ambos foram declarados campeões. O Santos FC aquele momento conquistava o terceiro Torneio Rio-São Paulo (1959/1963/1964) de sua história.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *