O Freguês das decisões!

Published On 29/10/2015 | Clássicos e Rivalidades
Por Gabriel Santana
Santos, 29/10/2015
Pobre São Paulo! Nenhum outro time sofreu tanto nas mãos, ou melhor, nos pés, do Santos e seus Meninos da Vila quanto o time do Morumbi!
Nesse século XXI, ocorreram diversos jogos importantes e, principalmente, partidas decisivas por confrontos mata-matas, que é a abordagem descrita! Ao todo, foram 7 confrontos eliminatórios, e o resultado foi sempre o mesmo: vitória e classificação do Santos Futebol Clube!
AS ELIMINAÇÕES:
1º – Santos x São Paulo – Quartas de finais – Campeonato Brasileiro de 2002
Classificado em 8º na primeira fase e considerado o grande azarão da fase final, o Santos enfrentou o então melhor time da competição, que contava com um temido ataque, formado por Kaká, Ricardinho, Luís Fabiano e Reinaldo.
A vaga para as semifinais foi decidida em dois jogos, um na Vila Belmiro e outro no Morumbi. Duas vitórias santistas! Em Urbano Caldeira, um baile. 3×1 fora o show! Diego comandou a vitória, e sobressaiu sobre seu “concorrente” Kaká.
Já no Morumbi, o jogo foi mais disputado, mas mesmo todos os esforços do time são paulino, não foram suficientes. De virada, Léo e Diego sacramentaram a classificação santista, e após os jogos, os papeis se inverteram. Temido agora, eram Diego, Elano, Robinho e Alberto! Mais pra frente, o Santos tornaria-se Campeão Brasileiro, ao vencer o Corinthians na grande final!

2002-11-28 - São Paulo 1 x 2 Santos (1)

2º – Santos x São Paulo – Fase Classificatória – Copa Sul-Americana de 2004
Em meio a disputa do título do Campeonato Brasileiro de 2004, o Santos teve pela frente a Copa Sul-Americana, onde teve que enfrentar três eliminatórias contra times brasileiros, até chegar a fase internacional! O último brasileiro, foi o São Paulo, e mesmo jogando com um time alternativo, cheio de reservas, o time santista conseguiu a classificação para as quartas de finais!
No primeiro jogo, na Vila Belmiro, vitória por 1×0, com gol de Elano! Já no segundo jogo, um empate em 1×1 garantiu a passagem santista para a fase internacional. “Nós preferimos o Brasileiro”, disse um zagueiro são paulino. Mal sabia ele que o Alvinegro faturaria o nacional.

2004-10-20 - São Paulo 1 x 1 Santos (1)

• 3º – Santos x São Paulo – Semifinais – Campeonato Paulista de 2010
Pelo estadual de 2010, mais uma vez o São Paulo sofreu na mão dos Meninos da Vila. No primeiro título da Geração de Neymar, o time santista atropelou a equipe paulistana nas semifinais.
Na primeira partida, vitória no Morumbi, por 3×2, com gols de Júnior César (c), André e Durval. Já na Vila Belmiro, com uma boa vantagem, o Alvinegro passeou em campo. Dois gols de Neymar e um de Paulo Henrique Ganso, sacramentando a vaga santista para final!

Santos x São Paulo (17)

• 4º – Santos x São Paulo – Semifinais – Campeonato Paulista de 2011
Em 2011, a fórmula do estadual mudou, para sorte do São Paulo. Só precisou perder uma vez para ser mais uma vez eliminado, diminuindo o sofrimento.
Como o São Paulo teve melhor campanha, teve a vantagem de jogar em seu Estádio. O mando de campo pouco importou para o Santos.
Com gols de Elano e Paulo Henrique Ganso, e mais uma ótima atuação do time da Vila diante do São Paulo, o Alvinegro garantiu-se mais uma vez na final do Campeonato Paulista, onde sagrou-se campeão contra o Corinthians.

São Paulo x Santos [5]

• 5º – Santos x São Paulo – Semifinais – Campeonato Paulista de 2012
Novamente o São Paulo nas semifinais do Paulista, e novamente, o Santos sagra-se Campeão. A fórmula do estadual passado foi mantida, e classificação para a final foi decidida apenas em um jogo.
Como no ano anterior, o São Paulo também teve a melhor campanha, e mandou o jogo no Morumbi. Nada adiantou novamente.
Neymar deu um show. Uma das melhores atuações de sua carreira. Marcou três gols, fora o baile. Aplicou dribles, fez jogadas, fez chover.
O lateral Piris até hoje sonha com o craque santista.

Agência Lancepress - Brasil -  Santos -  29.04.2012 -  Foto de  Ivan Storti/Lancepress -  Campeonato Paulista Semi Final - Local: Morumbi - Jogo Sao Paulo X Santos - Na foto os jogador Neymar comemora seu gol

• 6º – Santos x São Paulo – Semifinais – Campeonato Paulista de 2015
O Santos iniciou o ano desacreditado, e aos poucos, foi recuperando seu futebol. Encontrou novamente o São Paulo nas semifinais, e como de costume, o eliminou e conquistou mais uma vez o título do estadual.
Dessa vez, o Santos teve melhor campanha, e decidiu o jogo na Vila Belmiro. Com um golaço, Geuvânio abriu o marcador, e Ricardo Oliveira sacramentou a vaga na final.
Mais uma ótima apresentação do time santista, e mais uma final garantida.

2015-04-19 - Santos 2 x 1 São Paulo (67)

• 7º – Santos x São Paulo – Semifinais – Copa do Brasil de 2015
Pela primeira vez na história, Santos e São Paulo confrontaram-se na Copa do Brasil. O time santista não deu chance alguma para o São Paulo sequer sonhar com a classificação para a final. No placar agregado, o Santos goleou por 6×2! Foram dois resultados iguais. No Morumbi, 3×1, com gols de Gabriel, Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel. Na Vila, um massacre. Antes dos 30 minutos do primeiro tempo, o Santos já anotava 3×0 no placar, com dois gols de Ricardo Oliveira e um golaço de Marquinhos Gabriel. Abdicou-se de jogar pela fragilidade do São Paulo, e só administrou a partida.
Mais uma vez o time do Morumbi não viu a cor da bola diante do Santos, e foi eliminado pela 7º vez consecutiva pelo Alvinegro!

2015-10-28 - Santos 3 x 1 São Paulo (15)

Comments are closed.