O pontapé inicial!

Published On 15/09/2015 | A história do clube, Jogos Históricos
Por Gabriel Santana
Santos, em 15/09/2015
Atualizado, 15/09/2017

Após a fundação do clube, no dia 14 de abril de 1912, o time santista ficou apenas em treinamento, por 2 meses, até ter a chance de enfrentar um Combinado de Jogadores da cidade de Santos.
A partida foi realizada em caráter de jogo-treino, ou seja, não é considerada uma partida oficial. Porém, foi o primeiro registro do Alvinegro diante de uma outra equipe.
O confronto foi disputado no campo do Bairro Macuco, no dia 23 de junho, com início as 13h30. O combinado contava com a participação de ingleses que residiam em Santos e reforçados por alguns bons jogadores santistas, como Pintanella, Picuru e Largacha. Vitória santista por 2×1, com gols de Anacleto Ferramenta e Geraule Moreira Ribeiro.

O PRIMEIRO JOGO OFICIAL
Após mais 3 meses de treinamentos, o Santos Futebol Clube finalmente disputou a primeira partida oficial de sua história.
O dia 15 de setembro de 1912, foi o escolhido para ficar marcado na história. As 14 horas e 30 minutos, na Avenida Ana Costa (a principal Avenida da cidade de Santos), no antigo campo do Clube Atlético Internacional, o Alvinegro de Vila Belmiro dava início a sua grandiosa história dentro dos gramados.
O adversário foi o Santos Athletic Club, conhecido como Clube dos Ingleses, existente até os dias de hoje, onde fica localizado no bairro José Menino.
A primeira formação da história santista foi a seguinte: Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. Os 11 primeiros atletas a vestirem oficialmente o manto sagrado santista. Detalhe curioso para o arqueiro, que era Francês.
O confronto foi bastante equilibrado, e terminou em igualdade no primeiro tempo. Arnaldo Silveira foi o autor do gol do Santos, e Lee, autor do gol do adversário. Com esse tento marcado, Arnaldo Silveira tornou-se o autor do primeiro gol da história do Santos Futebol Clube.
No segundo tempo, Arnaldo Silveira e Lee marcaram novamente, porém, Adolpho Millon foi o diferencial, e também marcou o seu tento, dando a vitória ao Santos. Final de partida, Santos 3×2 Santos Athletic Club.
O primeiro jogo oficial, o primeiro gol oficial e a primeira vitória oficial. Assim nascia, um dos maiores clubes que esse mundo já viu.

Ficha técnica:
15/09/1912 – Santos 3 x 2 Santos Athetic Club
Gols: Arnaldo Silveira [2] e Adolpho Millon; Lee [2].
Local: Avenida Ana Costa (Campo do CA Internacional), em Santos.
Competição: Amistoso
Horário: 14h30
Santos: Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. (Belmarço jogou)
SAC: Parsons; Kent e Deweck; Wood, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e H. Cross.

Fontes e Biografias:
Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento;
Santos, 100 anos de Futebol Arte, de Odir Cunha;

One Response to O pontapé inicial!

  1. marta says:

    bom dia !!!!!eu gostaria de saber quem e o geraule Moreira ribeiro nesta foto com o time .uma curiosidade pois tenho um amigo chamado geraule e gostaria de saber se tem algum parentesco pois e umnome bem difícil de encontrar.so curiosidade.desde já agradeço a sua atenção pois me seria de grande valor contar ao meu amigo o quanto geraule foi famoso no nosso santos futebol clube!!!!o nosso alvinegro!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *