O primeiro confronto contra um time europeu!

Published On 28/05/2014 | Histórias, Jogos Históricos
O primeiro embate contra uma equipe européia ocorreu no dia 17 de junho de 1951. Foi contra o time inglês Portsmouth, realizado na Vila Belmiro. Essa foi a 17º partida internacional do Santos, antes disso, o Alvinegro Praiano já havia enfrentado times do Uruguai, Argentina e Paraguai, e as seleções da França e dos Estados Unidos.
O Portsmouth Football Club é um dos clubes mais velhos do mundo. Foi fundado em 1898, e atualmente tem 117 anos. Em 1951, época do confronto, era um dos principais clubes da Europa, e o atual Bicampeão Inglês, com os títulos nas temporadas 1948-49 e 1949-50.
• Trecho retirado do Jornal Folha da Manhã, edição 19/06/1951.
“Baqueou em Vila Belmiro o Portsmouth.
Reeditou o Santos, ontem as suas grandes jornadas de glórias no cenário esportivo nacional, quando levou de vencida esquadrões categorizados como o Rampla Juniors, do Uruguai, os onze argentinos do Barracas, a seleção francesa e o conjunto do Bela Vista, então integrado por oito campeões olímpicos. As vitorias de extraordinária repercussão internacional e que criaram para o campo de Vila Belmiro a fama de “alçapão” foram ontem lembradas por ocasião de cortejo contra o Portsmouth.
O triunfo que se traduziu pela contagem de 4 a 0, reflexo fiel da superioridade do alvinegro santista em todo o transcurso do prélio. Trouxe motivos de intenso júbilo aos afeiçoados praianos. Pondo em prática jogo rápido, superando com autoridade o sistema defensivo dos ingleses, o Santos se impôs desde os minutos inicias como vencedor provável da peleja, enquanto a sua retaguarda firme e vigilante, não era superada pelas tentativas dos avantes ingleses.”
• Ficha Técnica:
17/06/1951 – Santos 4 x 0 Portsmouth/ING
Gols: Ivan, Cento e Nove, Odair e Tite.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Competição: Amistoso
Renda: Cr$ 173.430,00
Árbitro: Arthur Elis
Santos: Leonidio; Helvio e Charré; Nenê, Pascoal (Formiga) e Ivan; Cento e Nove (Pinhegas), Antoninho, Cilas (Nicacio), Odair e Tite. Técnico: Niginho
Portsmouth: Leather (Butler); Yewell e Ferrier; Gunter, Frogart e Dickinson; Gailard, Picket, Reid, Thompson (Munday) e Bennet (Harris).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *