Pequena Taça do Mundo – 1970

Published On 23/06/2014 | Torneios Amistosos
Tradicional torneio amistoso realizado em Caracas, na Venezuela, conhecido como “Pequeña Copa del Mundo”. O nome original da competição era “Troféu Marcos Pérez Jiménez” em referência ao então presidente venezuelano.
Foi organizado e mantido por empresas venezuelanas, e teve ao todo 13 edições, sempre contando com a participação de equipes europeias e sul-americanas.
Na edição de 1970, durante uma excursão pelas Américas, o Santos foi convidado e protagonizou o Torneio, enfrentando três equipes da Europa. Disputada em pontos corridos, o Vitória de Setúbal-POR ficou com o título, após vencer as suas três partidas, e o time da Vila, com o vice-campeonato. Como o clube português já havia vencido todas as suas partidas, não houve a necessidade da realização do jogo entre Santos x Werder Bremen.
• Participantes: Santos, Vitória de Setubal-POR, Chelsea-ING e Werder Bremen-ALE
Fichas Técnicas:
07/05/1970 – Santos 1 x 3 Vitória de Setubal-POR
Gols: Tom aos 3min e Lima aos 21min do primeiro tempo; Turcão (c) aos 42min e Guerreiro aos 45min do segundo tempo.
Local: Estádio Universitário de Caracas, em Caracas, Venezuela.
Público: 15 mil pessoas aproximadamente
Renda: NCr$ 123.000,00
Árbitro: Sérgio Bini, Venezuelano
Santos: Joel Mendes (Edevar); Turcão, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Léo Oliveira e Pitico; Davi, Picolé, Djalma Duarte (Lima) e Abel. Técnico: Antoninho
Vitória: Torres; Rebelo, Cardoso, Correia e Carriço; Tomé e José Maria; Wagner, Guerreiro, Batista e Jacinto João. Técnico: Pedroto
– Ocorrências: Quando a delegação do Santos chegou ao estádio, ocorria uma manifestação de estudantes contra a participação dos soldados norte-americanos, e com a chegada do exército para “apartar”, só piorou a revolta. Os jogadores Ramos Delgado e Douglas e o chefe da delegação, General Osman sofreram ferimentos leves.
12/05/1970 – Santos 4 x 1 Chelsea-ING
Gols: Léo Oliveira aos 5min e Douglas aos 7min do primeiro tempo; Davi aos 17min, Weller aos 27min e Pitico aos 36min do segundo tempo.
Local: Estádio Universitário de Caracas, em Caracas, Venezuela.
Público: 15 mil pessoas aproximadamente
Renda: NCr$ 198.000,00
Árbitro: Rene Munhoz
Santos: Joel Mendes; Turcão, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Léo Oliveira e Pitico; Davi, Douglas, Djalma Duarte (Picolé) e Abel (Lima). Técnico: Antoninho
Chelsea: Hughes; Harris, Webb, Hinton e Boyle; Hollins e Cooke; Weller, Tambling, Hutchinson e Housemar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *