Pré-jogo histórico – Santos x Avaí

Published On 10/05/2015 | Pré-Jogo Histórico
Por Antônio Felipe
Santos, 10/05/2015
Neste domingo, o Peixe estreia pelo Campeonato Brasileiro de 2015. O adversário será o Avaí no estádio da Ressacada em Florianópolis. O Santos volta a atuar no Sul após o empate amargo diante do Maringá no Paraná no meio de semana. Porém, agora Marcelo Fernandes mandará a campo a equipe titular.
Contra a equipe de Santa Catarina, o Santos realizou dez partidas com cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Na última partida contra o Avaí, o Santos venceu de virada no próprio estádio da Ressacada.  Na ocasião, o grande destaque da equipe alvinegra foi o meia Felipe Anderson, que hoje atua pela Lazio da Itália. A vitória pelo Brasileirão de 2011 foi conquistada numa bela virada do Santos. O Avaí abriu o placar no primeiro tempo com gol do ex-santista Willian. Na segunda etapa o Peixe entrou com tudo e conseguiu a virada com gols de Borges e Felipe Anderson.
A partida de hoje será a 55º estreia do Santos na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Até agora o Peixe conseguiu 19 vitórias, 22 empates e 13 derrotas em 54 partidas inaugurais.  Há dez anos o Alvinegro Praiano não sabe o que é vencer em estreias. Naquele ano derrotou o Paysandu por 4×1 em partida realizada no estádio Anacleto Campanella na cidade de São Caetano do Sul.
Neste ano, o Peixe buscará algo que não acontece desde o ano de 1968, quando conquistou o estadual e o brasileiro na mesma temporada. O Alvinegro conseguiu a façanha nos anos de 1961, 1962, 1964, 1965 e 1968. O Santos é a equipe que mais conseguiu tal feito.
Link de resultados em estreias pelo Brasileirão: http://acervosantosfc.com/campeonato-brasileiro-estreias/
Fichas dos jogos citados no texto:
Avaí 1 x 2 Santos
Local:
 Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 7 de setembro de 2011, quarta-feira
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa-RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Jackson L. Massarra dos Santos (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Lincoln, Róbson, Willian e Romano (Avaí); Elano, Danilo, Adriano, Bruno Rodrigo e Edu Dracena (Santos)
Gols: AVAÍ: Willian, de pênalti, aos 33 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Borges, aos 25 e Felipe Anderson, aos 31 minutos do segundo tempo
AVAÍ: Rafael Santos; Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Batista (Rafael Coelho), Bruno, Pedro Ken (Leandrinho) e Lincoln; Róbson (Cleverson) e Willian. Técnico: Toninho Cecílio
SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Léo; Adriano (Felipe Anderson), Henrique (Bruno Aguiar) e Elano (Éder Lima); Neymar, Alan Kardec e Borges. Técnico: Muricy Ramalho
Santos 4 x 1 Paysandu
Local:
 Estádio Anacleto Campanella
Data: 24 de abril de 2005, domingo
Horário: 18h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves
Cartões amarelos: Jóbson e Zé Augusto (Paysandu)
Gols: SANTOS: Deivid  (2), Ricardinho e Leonardo. PAYSANDU: Leonardo (contra)
SANTOS: Henao; Paulo César, Cristiano Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Zé Elias, Ricardo Bóvio e Ricardinho (Edimilson); Robinho e Deivid. Técnico: Alexandre Gallo
PAYSANDU: Ronaldo; Donizete Amorim, Flávio Tanajura, Alex Pinho e Renatinho Carioca; Vanderson, Alemão, Rodriguinho (Rodrigo Broa) e Jóbson (Lecheva); Zé Augusto (Balão) e Róbson. Técnico: Paulo Campos
Quem já esteve do lado de cá:
O meia Marquinhos, hoje com 33 anos, é considerado um dos maiores ídolos da história do Avaí. O jogador foi contratado pelo Peixe no início de 2010 e permaneceu na baixada até o final do ano. Pelo Santos fez boas atuações principalmente no primeiro semestre. Na primeira final da Copa do Brasil fez um gol importantíssimo para as pretensões alvinegras. O Santos vencia o Vitória por 1×0 e já havia perdido várias oportunidades de ampliar o placar. Marquinhos entrou no segundo tempo e deu números finais à partida graças a uma bela cobrança de falta e assim colocou o Peixe com uma boa vantagem para o segundo jogo. Na passagem pelo Santos, Marquinhos conquistou o Paulista e a Copa do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *