Pré-jogo histórico – Santos x Cruzeiro

Published On 27/08/2017 | Pré-Jogo Histórico
Por Antônio Felipe,
Santos, 27/08/2017

Neste domingo, às 19h, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o Santos enfrenta a equipe do Cruzeiro pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. O Peixe atualmente é o terceiro colocado no certame com 37 pontos, enquanto a equipe mineira detém a sexta posição com 30.
O técnico santista Levir Culpi deve contar com o retorno do meio-campista Renatinho. Léo Cittadini provavelmente será sacado da equipe titular. O provável time deve contar com Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Zé Carlos; Alison, Renatinho, Lucas Lima e Bruno Henrique; Copete e Ricardo Oliveira.
O Santos vem de três empates sem gols pelo Brasileirão. O time ainda não sabe o que é vencer no segundo turno. O Cruzeiro está em boa fase e no meio de semana garantiu vaga na final da Copa do Brasil após eliminar o forte time do Grêmio. Os ingredientes bons para um grande jogo. Uma vitória pode deixar o Santos mais confortável na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.
Santos e Cruzeiro já se enfrentaram 61 vezes pelo Brasileirão. Os números estão empatados com 22 vitórias do Peixe, 17 empates e 22 triunfos da equipe mineira. No primeiro turno, em partida realizada na Vila Belmiro, o Alvinegro da Vila acabou derrotado pelo placar de 1×0, numa partida onde o time não se encontrou durante os 90 minutos.

Quem já esteve do lado de cá
Henrique (Santos 2011-2012) – O volante chegou ao Peixe após boa passagem pelo próprio Cruzeiro. No Santos, porém, Henrique atuou boa parte do tempo como lateral direito, onde foi escalado por Muricy Ramalho. Após a termporada de 2012 voltou ao Cruzeiro na negociação que trouxe o argentino Montillo ao Santos. No Peixe, o volante totalizou 71 partidas com dois gols feitos e conquistou o Paulista de 2012.
Robinho (2008-2009/2011) – Contratado pelo Peixe em 2008 junto ao Mogi Mirim, veio com o peso do nome de um grande ídolo santista. Então, passou a ser chamado apenas de Róbson. Contudo, em sua primeira passagem que durou até o final de 2009, não vingou. O atleta ainda retornaria ao Santos em 2011, porém, mais uma vez, não conseguiu se firmar e acabou negociado com o Avaí antes mesmo do final do primeiro semestre. Pelo Peixe participou das conquistas do Paulista e Libertadores de 2011. Robinho fez 59 partidas e marcou seis gols com a camisa do Santos.
Hudson (Santos 2007-2008)– Revelado na base santista, o volante e lateral direito subiu aos profissionais em 2007 e permaneceu no clube até 2008. Contudo, atuou em pouquíssimas partidas e teve uma passagem esquecida por grande parte da torcida do Peixe. Hudson atuou em seis partidas pelo Santos e não marcou gol.

Virada no último minuto
Pelo Campeonato Brasileiro de 1998, o Santos enfrentou o Cruzeiro no estádio do Mineirão, em Minas Gerais. Era o confronto de duas grandes equipes com boas aspirações dentro da competição. O time mineiro era treinado por Levir Culpi, hoje técnico do Alvinegro Praiano. O Cruzeiro começou melhor e abriu o placar com um gol do ex-santista Müller. O Peixe voltou confiante para a segunda etapa e já no início conseguiu o empate com um belo gol de direta marcado pelo canhoto Viola. O jogo ficou equilibrado e no final o Santos conseguiu a virada com gol marcado por Baiano. Fim de jogo, Santos 2×1 Cruzeiro. Abaixo a ficha técnica do confronto:
02/08/1998 – Cruzeiro 1 x 2 Santos
Gols: Muller aos 45min do primeiro tempo; Viola aos 4min e Baiano aos 46min do segundo tempo.
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Renda: R$ 116.277
Público: 13.367
Árbitro: Antonio Pereira da Silva
SFC: Zetti; Anderson Lima (Baiano), Argel, Sandro e Athirson (Élder); Claudiomiro, Marcos Bazílio, Jorginho e Lúcio; Adiel (Alessandro) e Viola. Técnico: Emerson Leão
CEC: Dida; Gustavo, Marcelo Paulista, Wilson Gottardo e Valdir; Gilberto, Ricardinho (Fabio Junior), Djair e Valdo; Muller e Marcelo Ramos (Marcos Paulo). Técnico: Levir Culpi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *