Solidariedade aos refugiados sírios!

Published On 27/09/2015 | Memória Santista
Por Gabriel Santana
Santos, 27/09/2015
Desde março de 2011, a Síria vive um drama. A guerra civil no país já fez milhares de mortos e outros milhões de refugiados, sem acesso a alimentos e remédios. Número de mortos passa de 215 mil, além de 7 milhões terem abandonado suas casas.
O Brasil é um dos países que mais recebeu os refugiados sírios, e tem mostrado grande solidariedade com a causa.
E o Santos Futebol Clube, mais uma vez, teve uma nobre atitude, confirmando ainda mais o seu poderio de grandes ações que ultrapassam a fronteira do futebol.

2015-09-27 - Refugiados da Guerra na Síria - Santos x Internacional (6)

Em parceria com a ONG Oasis Solidário (Associação de Assistência a Refugiados no Brasil), o Alvinegro de Vila Belmiro levou 100 refugiados sírios para assistir ao confronto válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, entre Santos e Internacional. Os convidados sairam de São Paulo de ônibus e foram recebidos pela manhã em Santos. O roteiro incluiu café da manhã e visita ao Memorial das Conquistas, antes da ida às arquibancadas.
O torcedor Marcos Maldonado entrou em contato com Mohamad El Kadri, responsável pelas relações institucionais da ONG, e sugeriu esta grande ação. A sugestão foi aceita por Silvia Maria Tagé Thomaz, esposa do presidente Modesto Roma Júnior, que passou a liderar a ação.
– Esta ação do Santos é de fundamental importância. Por meio do clube, reconhecido mundialmente, poderemos divulgar o trabalho e toda a necessidade dos refugiados. Todos receberam muito bem a ideia. Agradecemos ao Peixe. Foi um gol de placa – comemorou o líder sírio.
Além de receberam os refugiados, o Santos abriu espaço para toda a divulgação da ONG, instruindo através de panfletos e faixas, as maiores necessidades dos sírios.

2015-09-27 - Refugiados da Guerra na Síria - Santos x Internacional (11)

– A Oasis tenta colocar os sírios em programas sociais, como auxílio-moradia, mas é muito difícil. Com a ajuda da comunidade, alugamos casas e espaços para as pessoas morarem. De uma forma geral, a entidade busca apoio e ações que possam resultar em ajudas mais efetivas. Para a entidade poder dar uma assistência mais real, como ajuda psicológica, psiquiátrica. Há muitos traumas – explicou o responsável pelas relações institucionais da ONG.
As crianças sírias tiveram uma alegria ainda maior, pois tiveram a chance de entrar em campo com os jogadores santistas, além de, pisarem no gramado de Urbano Caldeira. Muito entusiasmadas, elas vibraram fervorosamente com os gols do Santos.
2015-09-27 - Refugiados da Guerra na Síria - Santos x Internacional (18)
Em meio a tantas desilusões, o Santos Futebol Clube proporcionou aos refugiados sírios, um momento de alegria, um momento de paz, e certamente, um momento inesquecível. São essas as ações que fazem a diferença na humanidade, e no momento delicado que a Síria vive, toda ajuda será de grande valor.
A solidariedade do clube os contagiou, e essa ação com certeza fará a diferença em suas vidas. O Santos ganhou 100 novos torcedores, e os sírios ganharam uma expectativa de vida maior em seu futuro.
É um ORGULHO que nem todos podem ter.
2015-09-27 - Refugiados da Guerra na Síria - Santos x Internacional (9)

F
ontes e Referências:
Site oficial do Santos Futebol Clube;
ESPN Brasil;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *