Títulos e Decisões


Títulos:

imagem1922Uma história repleta de Títulos e Conquistas, esta é a melhor definição do Santos FC. Um clube que é imortalizado pelas glorias. A grandeza de um clube, é medida por muitos aspectos e fatores, e um dos mais importantes são as conquistas: o mérito esportivo. Portanto, a força em títulos no futebol, retrata de maneira irrefutável a magnitude desse clube.
Ao longo da história, o Peixe, conquistou 304 Taças por competições oficiais e oficiosas e 7 títulos honoríficos. É uma das entidades mais premiadas, vencedores e reconhecidas do mundo, recebendo no futebol o título de melhor clube do século XX nas américas pela FIFA e obtendo dentre as principais conquistas oficiais: dois Mundiais Interclubes e uma Recopa Mundial, sendo assim, três vezes laureado mundialmente. O clube ainda ostenta: 3 Copas Libertadores da América e 8 Campeonatos Brasileiros, se estabelecendo com ímpeto, como o clube mais vencedor do pais em quantidade e qualidade, com 14 conquistas de importância de maior magnitude. Ao todo são 9 conquistas nacionais e 9 conquistas internacionais, além de ser o maior campeão paulista profissional e maior campeão do Torneio Rio-São Paulo*. A grandeza nos dois âmbitos, tanto Nacional como Internacional, aliam-se a Constância histórica nas Competições, tornando o Glorioso Alvinegro de Vila Belmiro a entidade mais vencedora do futebol brasileiro e uma das maiores do futebol mundial.
Nesse espaço estatístico, que aborda os Títulos, retrato um comentário brilhante e preciso, do Assophista Ricardo Lopes, onde ele argumenta: “É um esporte. Em um esporte o mérito é esportivo. O Que faz um time grande é, logicamente, seus méritos esportivos, suas glorias. Torcida, Mídia, dinheiro, estádio e cia, são todas coisas legais de ter, pois são meios extremamente facilitadores de conseguir o mérito esportivo. E assim ser grande. Alguém, que inverta a lógica disso, colocando ter um meio facilitador como o propósito do esporte, esta fadando o futebol a não ser mais visto sob a ótica do mérito esportivo. E isso, por si só, seria deixar de ser um esporte para ser uma atividade meramente comercial”.

Decisões:

O maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan, definiu assim, o momento de decisão: “É hora de separar os homens das crianças”.
10259781_10152835219011562_7022180596058164086_n1A decisão de um Campeonato, finalíssima ou playoff, como queiram chamar “o jogo que decidi uma competição” e dar ao triunfante o título, seja ela direta ou indireta, predefinida no regulamento da competição ou quando ocorre por acasos entre as equipes: dois melhores times decidindo numa partida decisiva, mesmo sendo nos pontos corridos. É de toda forma, o momento mais extraordinário e importante do futebol. Pois, é nesse momento de decisão que se conquista a glória e, consequentemente, dá ao vencedor o prêmio máximo, tornando-o determinado clube imortalizado na história. Além disso, é no momento de decisão, que o grande público e toda a mídia mundial se junta, para acompanhar com mais ênfase o espetáculo.
E é, justamente, nesses momentos de decisões e finalíssimas, que o Santos FC tem uma tradicional mania de crescer e, surpreender, adversários e adversidades, opinião popular, mídia e até seus próprios torcedores. O SFC é um fenômeno por vários motivos, um deles em especial: ocorre no sentido de sua parte imprevisível, de conseguir coisas que não estavam no script, do contexto que se apresentava. O SFC é um time de decisão! Sempre foi, sempre se mostrou ser, e os números comprovam esse fato de modo irrefutável. Outro fato incontestável: o Santos FC é um clube vencedor! Ao longo da história, o clube de Vila Belmiro, enfrentou e se saiu vitorioso contra clubes que constituíam na época a base de Seleções Nacionais. Foram diversos jogos históricos contra os grandes clubes do futebol mundial, muitos em decisões de Campeonatos, outros por mata-matas.
Nesse espaço, o Acervo Histórico do SFC, mostra estatísticas das decisões e títulos da história do clube mais vitorioso do futebol brasileiro: o Santos FC. Confira abaixo:

•   Confrontos eliminatórios em competições oficiais;
•   Viradas em jogos eliminatórios;
•   Disputas de pênaltis em competições oficiais;
•   Todas as finais já disputadas;
•   Títulos conquistados;
•   Taças conquistadas;