Troféu Joan Gamper – 1998

Published On 22/05/2015 | Torneios Amistosos
O Troféu Joan Gamper é um torneio amistoso internacional, disputado desde 1966,  na cidade de Barcelona (Catalunha).
O torneio sempre foi organizado pelo Barcelona, e disputado no Estádio Camp Nou. O nome da competição é uma homenagem ao fundador e primeiro presidente do clube, o suíço Hans-Max Gamper Haessig (1877-1930), que ficou conhecido como Joan Gamper.
Antigamente, o torneio era disputado por 4 clubes, em sistema eliminatório. A partir de 1997, o torneio passou a ser disputado por apenas duas equipes, em um único jogo, sempre do Barcelona contra um convidado.
Em 1998, devido a ida de Giovanni para o Barcelona, o Santos acertou um amistoso contra o time catalão, para a disputa do Troféu Joan Gamper. Mesmo com um time recheado de estrelas, como Rivaldo, Cocu, Luís Figo, e o próprio Giovanni, o time de Vila Belmiro empatou no tempo normal, e levou a disputa para os pênaltis.
Ficha  Técnica:
25/08/1998 – Barcelona 2 (5) x (4)  2 Santos
Gols: Anderson Lima aos 32min, Rivaldo aos 39min, Luis Figo aos 41min e Adiel aos 47min do primeiro tempo.
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona, Espanha.
Público: 25.000 aproximadamente
Árbitro: Ansuategui Roca (ESP)
Pênaltis: Narciso, Fernandes, Anderson Lima e Élder converteram; Sandro, Argel e Claudiomiro desperdiçaram as cobranças (SFC); Nadal, Figo, Roger, Zenden e Luis Enrique converteram; Oscar e Sergi desperdiçaram as cobranças (BAR)
BARCELONA: Hesp; Nadal, Abelardo, Celades (Roger) e Sergi; Okunowo, Cocu, Giovanni (Oscar) e Figo; Luis Enrique e Rivaldo (Zenden). Técnico: Van Gaal
SANTOS: Zetti; Anderson, Argel, Jean e Athirson (Gustavo Nery); Claudiomiro, Narciso, Jorginho (Adiel) e Lúcio (Fernandes); Viola (Elder) e Aristizábal (Alessandro). Técnico: Émerson Leão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *