Uniforme

Published On 06/04/2017 | Símbolos
Por Gabriel Santana
Santos, 06/04/2017

De fato o Santos iniciou sua trajetória com as cores brancas, azuis e douradas, porém, o time santista nunca utilizou essas cores em seu uniforme, pelo menos não nos primórdios.
O sócio de nome Paulo Peluccio, sugeriu no dia 31 de março de 1913, que o time utilizasse um uniforme com a camisa listrada em preto e branco e calções brancos. E a sugestão do nobre sócio foi aderida, e os primeiros uniformes santistas, foram compostos por camisas listradas e calções brancos.

Um dos primeiros quadros da história do Santos, em 1913, já com a tradicional camisa listrada. (Foto/Centro de Memória do Santos FC)

No ano de 1915, para disputar e conquistar o Campeonato Santista, o Alvinegro adotou a denominação de União Futebol Clube, e utilizou um uniforme todo branco, sendo a primeira conquista do Santos, com o uniforme todo branco.
A partir de 1925, o Santos começou a utilizar com frequência o uniforme todo branco, com uma faixa preta na altura da cintura. A faixa em questão, foi usada principalmente na década de 20.
Em 1928, o Santos utilizou em alguns jogos uma camisa preta, com pequenas listras brancas. Também foi nesse período, em que o distintivo foi acrescentado na camisa. Anos depois, em 1938-1939, o quadro santista voltou a utilizar uma camisa totalmente preta com pequenas listras brancas.
Na década de 40, nos anos de 1942 e 1943, o Santos utilizou uma camisa com listras horizontais em preto e branco, diferente da tradicional, com as listras verticais. Além da mudança das listras, um novo distintivo foi testado, com as inicias SFC entrelaçadas em um fundo branco.

O raro uniforme santista com listras horizontais (Foto/Centro de Memória do Santos FC)

De 1956 até o ano de 1969, o Santos voltou a utilizar uma faixa preta na cintura, igualando as equipes da década de 20.
O uniforme em si não teve muitas mudanças entre 1950-1970. Apenas a gola da camisa teve algumas variações nesse período. Ora em gola “V”, ora em gola redonda.
Em 1963, em algumas partidas, a equipe usou uma camisa branca com finas listras pretas, com os calções e as meias brancas. O uniforme não agradou muito e em 1964 não foi mais utilizado.
Em 1968, o Santos adicionou acima do escudo na camisa, as duas estrelas representando o Bicampeonato Mundial, conquistado em 1962-1963. Em algumas partidas, o time santista testou também a terceira estrela, devido a conquista da Recopa Mundial de 1968, porém, apenas as estrelas do Mundial foram fixadas.
No ano de 1980, durante alguns jogos internacionais, o Santos voltou a usar uma camisa toda preta com mangas brancas.
A partir de 1983, o Santos aderiu aos patrocinadores estampados na camisa. O primeiro patrocinador a expor sua marca no uniforme santista, foi as Casas Bahia, porém, a palavra “Paz”, já havia sido estampada no manto Alvinegro, poucos meses antes.
Entre 1995-1997, o Santos utilizou calções quadriculados e estrelados em branco e preto.
Nos últimos anos, o uniforme santista não sofreu grandes alterações. O modelo sempre varia de acordo com a fornecedora do material esportivo, principalmente a camisa, porém, a essência do uniforme todo branco, e o lindo uniforme listrado, continuam representando o Alvinegro pelo mundo a fora.

TERCEIRO UNIFORME
1999-2000 – O Santos utilizou em algumas partidas, um uniforme na cor preta, com detalhes em amarelo. A estreia do mesmo aconteceu no dia 8 de outubro, diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.

Camisa utilizada em 1999! (Foto/Site “colesantos.com”)

2003 – Parecido com a camisa tradicional branca, o Santos usou em poucas partidas um terceiro uniforme todo branco, com listras pretas nas bordas.
2008 – Em 20008, o Santos lançou um terceiro uniforme na cor azul-marinho, em homenagem aos primórdios do time da Vila. A primeira partida com esse uniforme, ocorreu no dia 13 de março, diante do Mirassol, na Vila Belmiro.
2009 – Já em 2009, o Santos utilizou um terceiro uniforme na cor preta. Ele foi usado pela primeira vez no dia 06 de junho, diante do Santo André, no Estádio Bruno José Daniel.

Em 2009, novamente uma camisa preta (Foto/Site “colesantos.com”)

2012 – No ano do centenário do clube, em 2012, foi lançado o uniforme na cor azul-turquesa. Segundo informações da então fornecedora esportiva, a Nike, o azul turquesa fez referência à herança colonial e portuária da cidade de Santos e às cores da famosa fonte de Itororó, situada no Monte Serrat. O Santos estreou o uniforme diante do Catanduvense, pelo Campeonato Paulista.
2013 – Novamente em azul, mas com tons diferentes, o Alvinegro utilizou um terceiro uniforme com homenagem a orla da praia. Com a gola em V amarela, no centro da camisa, havia uma representação da orla de Santos

Victor Andrade, Giva e Gabriel divulgaram a nova camisa em 2013! (Foto/Arquivo Santos FC)

2014 – Em homenagem a Seleção Brasileira, no ano em que a Copa do Mundo foi sediada no país, em 2014, a Nike lançou uniformes amarelos de cinco clubes nacionais, incluindo o Santos. A camisa que foi adotada como terceiro uniforme, tinha como cores o amarelo, o preto e o branco.
2015 – Em 2015, o Santos utilizou um uniforme na cor cinza, que segundo a então fornecedora de material esportivo, a Nike, era o “Traje de Gala”, misturando a cor branca e preta. O time santista utilizou ela pela primeira vez diante do Avaí, no dia 22 de agosto.
2016 – Novamente azul, com um tom diferente dos anteriores, e com faixas brancas no peito e meias amarelas, o time santista utilizou o uniforme inusitado em algumas partidas. A estreia do novo tom azulado ocorreu diante do Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.


Fontes e Referências:
Centro de Memória e Estatística do Santos FC;
Site “http://www.colesantos.com/colecao/”;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *